Nossa proposta de trabalho

Como nossas atividades ajudam a extrair o seu potencial interior

Cada obstáculo da vida traz uma lição para nos ensinar e pode assumir diversas formas: situações estressantes no trabalho, desenvolvimento de doenças físicas e psíquicas, problemas de relacionamento, etc.

 

Para superar os desafios e promover a saúde física, mental e emocional perante as adversidades, oferecemos técnicas orientais e ancestrais, como a prática de Yoga, aulas de meditação, terapias, aconselhamentos e estudos filosóficos.

 

As atividades do Instituto Tikará permeiam quatro fatores primordiais:

Força

A palavra Tikará significa força em japonês e este é um dos principais aspectos que o Instituto foca em suas atividades. Na prática de Yoga, a força proporciona sustentação ao corpo em qualquer posição, inclusive na meditação. O mesmo princípio se reflete no aspecto psicológico, seja por meio da prática, das terapias ou da filosofia, aumentando o tônus psíquico e a autossuficiência do praticante, ajudando-o a enfrentar as situações de cabeça erguida, com força e coragem.

Equilíbrio

Sob o aspecto físico, o Yoga e a massoterapia promovem a revitalização de diversas glândulas e órgãos internos do corpo, reequilibrando o metabolismo e auxiliando em processos de desintoxicação, prevenção de doenças e cura. No aspecto mental, trabalhamos o domínio das emoções e dos pensamentos por meio das aulas práticas, da meditação e do estudo filosófico, proporcionando equilíbrio integral mesmo em situações que geram abalo emocional, estresse e ansiedade.

Instrutor André em trikonásana, posição do triângulo

Flexibilidade

As posições de Raja Vidya Yoga desenvolvem o alongamento e a flexibilidade ao corpo, pois aumentam a circulação sanguínea e energética. Desta forma, por meio da prática e das terapias, o praticante elimina as toxinas que se acumulam no organismo, melhorando a saúde integralmente. No aspecto psicológico, trabalhado também por meio da meditação e do estudo filosófico, a flexibilidade consiste em aceitar novos pontos de vista, em avaliar constantemente as situações, gerando abertura para as mudanças da vida.

Instrutora Thaise em paksásana, posição da asa

Autoconhecimento

A prática de Raja Vidya Yoga desenvolve a consciência corporal e ensina que, para evoluir nas posições, o primeiro ponto é aceitar a própria limitação. O mesmo ocorre no aspecto psicológico. A prática, a meditação, as terapias orientais e a teoria embasada pela filosofia praticada pelo Instituto auxiliam o praticante a reconhecer e a aceitar suas fraquezas, promovendo a capacidade de discernimento e o autoestudo diário, que gera a transformação pessoal e efetiva.

Estátua Shiva Nataraja Nyasa, simboliza a libertação do medo e a dissipação da ignorância e do erro

Professora Dayá em kakkásana, posição do corvo

Metodologia Vidya Yoga

© Instituto Cultural Tikará - Créditos